22 junho, 2010

Nada além de Clarice...

Clarice Lispector – Entrevistas, um livro que compilou 42 entrevistas realizadas por Lispector, no fim da década de 60 e início de 70, com personalidades ilustres da época, como Chico Buarque, Millôr Fernandes, Ferreira Gullar e Pablo Neruda.
Clarice entrevista Nelson Rodrigues.

Clarice Lispector: Nelson, qual é a coisa mais importante do mundo?

Nelson Rodrigues: É o amor.

Clarice Lispector: Qual é a coisa mais importante para uma pessoa como indivíduo?

Nelson Rodrigues: É a solidão.

Clarice Lispector: O que é o amor, Nelson?

Nelson Rodrigues: Eu sou um romântico num sentido quase caricatural. Acho que todo amor é eterno e, se acaba, não era amor. Para mim, amor continua além da vida e além da morte. Digo isso e sinto que se insinua nas minhas palavras um ridículo irresistível, mas vivo a confessar que o ridículo é uma das minhas dimensões mais válidas [...]

Não estou me referindo ao sexo. O sexo sem amor é uma cristalina indignidade. Sempre que o homem ou a mulher deseja sem amor se torna objeto. Uma mulher não tem o direito de se despir sem amor. Mesmo o biquíni, mesmo o decote, e repito, nenhuma forma de impudor é lícita se a criatura não ama. Se a criatura não ama, não pode usar biquíni, ousar certos decotes ou qualquer outra forma de impudor.

Clarice Lispector – Entrevistas. Rio de Janeiro: Rocco, 2007, p. 30/32.

Nenhum comentário:

Postar um comentário